21 August 2010

PERNAMBUCO MUSICAL: NETO BRAYNER

Posted by Plural | 21 August 2010 | Category: |

Pelos bairros do Recife é comum encontrarmos estabelecimentos com música ao vivo: shows em boates, festas particulares, bares, restaurantes. São João, natal, ano novo. Sete dias por semana, o mês inteiro...

Ninguém pode negar o quão agradável é chegar a um local e poder desfrutar de boa companhia e de uma boa música de fundo. Mas, sem o costume de subir ao palco, muitas pessoas nem fazem idéia da correria e do trabalho duro pelo qual os músicos passam dia-a-dia para, muitas vezes, sobreviver do que a música lhes proporciona.

Conhecendo algumas pessoas do ramo e acompanhando, durante um bom tempo, seus esforços de perto, pude perceber o quão empenhado é esse pessoal que consegue fazer do seu trabalho um lazer, por carregar pela música um amor inexplicável.

Esclareço, porém, que não é uma tarefa fácil. Alguns precisam conciliar a carreira musical com um outro emprego. Outros sobrevivem com o que ganham em shows/festas/bares. Mas, apesar de todo o corre-corre, eles cantam e tocam com um ar de felicidade e um sorriso tão grande no rosto que dá vontade de ouvi-los sem parar.



Dentre os vários músicos talentosos de Pernambuco, trago como exemplo Neto Brayner, de apenas 24 anos. Segundo ele, essa paixão incontrolada pela musica nasceu aos 12 anos, quando ganhou seu primeiro instrumento, um cavaquinho. Neto conta que sempre gostou muito de manifestações musicais, apesar de não haverem outros músicos em casa.

Além disso, é um exemplo de pessoa batalhadora que divide seu tempo entre a música, os amigos e a família.

“Só vivo com que a musica me dá”, diz ele ao citar um trecho de Tudo o que eu tenho, de Jorge Vercilo: “Meu sustento, minha sabedoria, tudo que eu tenho foi a música quem deu (...)”.

Influenciado, principalmente, por artistas da MPB como Djavan, Elis Regina, Lenine e Nando reis, Neto possui um repertório extenso que vai muito além disso. Forró, Samba, Pagode e algumas músicas de autoria própria compõem, também, sua lista para as apresentações.

Ele diz que seu desejo é se tornar um incentivador da cultura musical do país. “E por que não do mundo?!”

Quando perguntei sobre os aprendizados que absorveu nas estradas, com a música, a resposta foi simples e direta: “Se você fizer o que gosta, dá certo. Porque você quer ser sempre o melhor... Pensando assim, nunca será o pior!”

Sempre muito simpático e descontraído, Neto ri ao contar que, entre as dificuldades da carreira, já tocou até por um picolé: “Não porque quis e sim porque o dono do estabelecimento inventou um luau a beira-mar e não deu ninguém... Resultado: sem dinheiro, ele falou: ‘Pega um picolé então’ “.

É... Essa vida não é fácil...

Para quem gostaria de vê-lo tocar, basta procurá-lo nas terças-feiras (20:00h) no hotel Armação, em Porto de Galinhas; às quintas (20:00h) no Beto’s Bar, em Candeias; sextas e sábados (21:00h) no bar Pileque, em Piedade; além dos vários shows e eventos que realiza pelo estado/país a fora.

Eu admiro, indico e confesso: sempre que posso estou presente nos shows desse músico batalhador que, com todo seu talento, só tem a engrandecer a cultura pernambucana.

Para mais informações sobre Neto Brayner, confira o seu perfil no Orkut!

Por Camila Pires

Currently have 2 comments:

  1. ahhhhhhhh CONFIRMO cada palavrinha escrita aí em cima e ReAFIRMO o carinho e amizade que tenho por esse artista que tenho a sorte de ter como amigo. colocaria o talento que ele tem num nível altíssimo e que apesar disso, é de uma humildade gigante.
    recomendo sim pra todos que queiram um pouco de bem-estar numa noite dessas que OUÇAM o trabalho de neto brayner (enquanto ele tá facilmente disponível aqui pra nós pernambucanos) hehehe

  2. Camila, ou simplesmente Milla como ela gosta de ser chamada, parabéns! O que desejo-lhe é uma carreira de muito sucesso na área do Jornalismo. Quanto a matéria, só me resta parabenizar este grande artista chamado Neto Brayner, vulgo Netinho. O conheci por acaso, em visita a um dos vários bares que dispoem de música ao vivo e de lá para cá Netinho não tem se mostrado apenas um excelente profissional, mais com sua humildade e carisma, cultiva não apenas clientes mais sim amigos, e é assim que o considero, e faço questão de prestigiá-lo sempre que possível, pois Netinho junto com nosso amigo Rato batera é sinônimo de música da melhor qualidade. Parabéns e sucesso sempre para vocês: Milla, Neto e Rato. Grande abraço!


Leave a Reply