23 August 2010

PESQUISA ESTUDA O COMPORTAMENTO NAS REDES SOCIAIS

Posted by Plural | 23 August 2010 | Category: |

As redes sociais se estabeleceram como o novo fenômeno da comunicação contemporânea, elevando os usuários da internet a um novo patamar na produção e troca de uma grande variedade de informações. Desde links com matérias e vídeos até o Santo Graal das empresas que desejam expandir sua presença no mercado: a opinião pessoal dos internautas. Seja sobre produtos, ou algum serviço, as redes sociais funcionam como um eficiente boca-a-boca de alcance global. Um estudo realizado em Pernambuco apurou dados que ajudarão a conhecer melhor os hábitos dos usuários e a desenvolver estratégias mais eficientes de abordagem de públicos potenciais. Desenvolvido pela assessoria de comunicação em mídias sociais Le Fil, e executado em parceria com a DIP Assessoria, a pesquisa apurou os hábitos da população de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Os dados visam contribuir no planejamento e na produção de conteúdo, no monitoramento e análise das mídias sociais, colaborando para otimizar o potencial das campanhas e aumentando a proximidade com o seu público-alvo. Através de um questionário que atingiu 321 entrevistados em vários pontos de fluxo das cidades listadas, descobriu-se onde e como uma abordagem será mais eficiente. Basta conhecer bem o seu consumidor e os seus hábitos no mundo online.


Socorro Macedo e rosário de Pompéia, da Le Fil, e Jacqueline Freire, da Dip Acessoria

Se as mulheres estão no alvo da sua empreitada, é bom saber que o Orkut e o Twitter estão entre as ferramentas online mais acessadas pela parcela feminina da classe média entre 25 e 34 anos. A visualização de fotos e a busca de informação em tempo real são as principais razões do acesso a estas redes. Ainda através da pesquisa realizada, a Le Fil divulgou informações imprescindíveis acerca dos horários e dias mais propícios à produção e divulgação de conteúdos para as mídias sociais em Recife e sua região metropolitana.

Os candidatos às próximas eleições também devem ficar atentos a estes dados: os usuários veem com bons olhos os políticos que usam esses meios de interação com os eleitores em potencial para apresentar-lhes propostas e visões políticas a serem consideradas antes de votar. Mas atenção: é necessário cuidado na entrega de uma conta de rede social a assessores, ou a impressão de proximidade com o eleitor e a credibilidade serão dissipadas. “Mesmo que a gente saiba que não há condições de estar conectado e interagindo o tempo todo, as pessoas gostam de saber que tiveram a atenção e foram respondidas por aqueles que acompanham na internet”, revela a diretora de operações da Le Fil, Rosário de Pompéia.

Segundo a diretora da DIP, Jaqueline Freire, o futuro é promissor. “Cada dia mais pessoas descobrem as redes. O Twitter, por exemplo, ocupa mais de 30% das inscrições, mas o Orkut ainda é bastante popular. Um fato interessante é que o YouTube é predominantemente masculino: 87% dos homens entrevistados utilizam esta ferramenta para se divertir e encontrar vídeos que os ajudem a se decidir por algum produto em sua próxima compra. Quem ainda quer ficar de fora delas?” Para ter acesso aos dados completos, visite www.lefil.com.br


Por Laís Capistrano e Juliano Mendes (Texto)
Juliano Mendes (Foto)

Currently have 0 comments:


Leave a Reply