01 September 2010

Fim da Eutanásia de Animais em Pernambuco

Posted by Plural | 01 September 2010 | Category: |

Um projeto de lei, aprovado no último dia 11, foi sancionado nesta terça feira (31) pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, proibindo o sacrifício indiscriminado de cães e gatos. Antes dessa lei todos os animais recolhidos pela carrocinha eram sacrificados 72 horas após darem entrada nos Centros de Vigilância Ambiental (CVA’s).


De autoria do deputado André Campos (PT), a lei afirma que “fica vedada a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres”


Com a aprovação do projeto de lei 1521/2010, apenas animais com doenças graves ou infectocontagiosas incuráveis podem ser sacrificados. Cães e gatos agressivos também entram na lista de exceções de permissão da eutanásia, mas somente após 90 dias em espera para serem adotados.


A lei, aprovada pelo governador, prevê a identificação dos animais através de chips e a castração. Mas os bichinhos, antes de serem colocados para adoção, esperariam 3 dias para serem localizados pelos donos.


A proibição da eutanásia de animais já é realidade em estados como São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Ao ser aprovada em Pernambuco, alterará a rotina dos 7 CVA’s existentes no estado (Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo de Sto. Agostinho, Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina).



“Acabou a espera de muitos anos pela implantação desta lei. Mas a caminhada das entidades de defesa ainda é longa; temos o papel de fiscalizar e conscientizar para o cumprimento da lei” - informou Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (AADAMA).


Por mês, 300 animais eram capturados e entregues pelos CVA’s de outros municípios. Seis mil foram “assassinados” no Recife, no ano passado. As entidades de defesa dos animais e os adoradores dos bichinhos comemoram: “Começamos, finalmente, a respirar aliviados”.




Por Camila Pires

Currently have 0 comments:


Leave a Reply