01 December 2010
Hoje, 01 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS. De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), atualmente existem cerca de 33 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo.
Como a Aids ataca principalmente o sistema imunológico, as terapias alternativas podem ser importantes aliadas no tratamento da doença. Além de ajudar a fortalecer as defesas do organismo, podem recuperar a vitalidade e até combater o sentimento de medo e rejeição, algumas vezes despertados nos portadores.
O exame da doença pode ser feito em qualquer Posto de Saúde. O vírus pode ser transmitidao através de relações sexuais, compartilhamento de agulhas e seringas, instrumentos pérfuro-cortantes contaminados, da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, no parto ou no aleitamento materno ou na transfusão de sangue contaminado.
O preconceito para com as pessoas portadoras do virus ainda é muito grande em todos os cantos do planeta. Na maioria das vezes, por falta de informação, a população não sabe que suor, aperto de mão, beijos, banhos em piscinas comunitárias e a utilização de sabonetes, talheres ou toalhas não são atividades transmissíveis.
Os eventos do Dia Mundial de Combate à AIDS no Brasil ficam sob a responsabilidade da sSecretarias Municipais de Saúde, das Gerências de Vigilância em Saúde e das Coordenações de Vigilância e Epidemologia de cada Estado.
Por Camila Pires
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Currently have 0 comments: