11 August 2010

FEIO É TU!

Posted by Plural | 11 August 2010 | Category: |

Na busca de aplacar meu tédio nas férias (e divagar um pouco), tratei de comprar vários livros ainda na época das aulas. Comecei a saga da leitura semana passada, e um livro em especial me surpreendeu. Enquanto Meg Cabot conseguiu a peripécia de me decepcionar (quem diria) e eu finalmente me rendi aos encantos de Nick Hornby, foi Scott Westerfeld que verdadeiramente chamou minha atenção. Comprei o livro "Feios", que só chegou ao Brasil neste ano, na inocência - o conjunto tinha algo de diferente. Eu não imaginava que era uma ficção tão longe do que eu estou acostumada a ler. A verdade é que eu compro o livro após ler metade da sinopse, já que muitas vezes ela entrega o jogo.

O livro gira em torno de Tally, uma adolescente que mal pode esperar para completar 16 anos... para virar perfeita. Até essa idade, todos são considerados feios e moram na Vila Feia, até que aos 16 são submetidos a cirurgias plásticas para se tornarem perfeitos. Não vou soltar spoiler, mas no livro nós somos considerados feios. Sim, inclua nessa lista Angelina Jolie e sua penca de filhos bem cuidados, Jonathan Rhys Meyers, Megan Fox, James Franco e qualquer celebridade linda que você possa imaginar. Todos.

Uma coisa bem interessante no livro é que mesmo ele se aproximando, de certo modo, com a realidade (afinal, vários adolescentes sonham em se submeter ao bisturi), os perfeitos não são exatamente "magros". Tally chega a falar de sua amiga como se ela ser magra fosse algum defeito. Pelo menos nisso poderíamos nos inspirar, né? A busca pela perfeição no nosso mundo sempre envolve alguma utopia esquelética. Inclusive a anorexia é uma doença que os "feios" não compreendem. Quem quer isso para si?


Eu não quero discorrer sobre a história porque eu acho que acaba com a graça. Se querem conferir mais, leiam o que o próprio livro diz. A ideia de um mundo tão superficial já foi suficiente para despertar alguma coisa em mim, e eu espero que ocorra o mesmo com vocês. Como está estampado na capa, o livro chegou a ser best seller do New York Times. Quando ele começar a estourar pelo Brasil, não digam que eu não avisei (e recomendei!).

P.S.: A Editora Record, que publica o livro aqui no Brasil, desenvolveu um portal dedicado à série "Feios", onde os leitores podem conferir novidades sobres as próximas edições e participar de concursos com sorteios de kits especiais e prêmios bastante convidativos, como estes aqui embaixo, ó:




Por Jéssica Ferreira
.

Currently have 0 comments:


Leave a Reply